TIC – Técnologia da Informação e Comunicação

221LogoTIC – Chamam-se Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, “Revolução Telemática” ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990.
A imensa maioria delas caracteriza-se por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som).
Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por Governos, Empresas, Indivíduos e Sectores Sociais), possibilitou o surgimento da “Sociedade da Informação”.
Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.


São consideradas TICs, entre outras:
os computadores pessoais (PCs, personal computers)
– as câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams o a gravação doméstica de CDs e DVDs
– os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados
a telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares)
a TV
– TV a cabo
– TV por antena parabólica
o correio electrónico (e-mail)
 as listas de discussão (mailing lists)
a internet
– a world wide web (principal interface gráfica da internet)
 os websites e home pages
 os quadros de discussão (message boards)
– o streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet)
– o podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet)
– ào www e à invenção do wiki
as tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons
– a captura electrónica ou digitalização de imagens (scanners)
– a fotografia digital
– o vídeo digital
– o cinema digital (da captação à exibição)
– o som digital
– a TV digital e o rádio digital
as tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless)
– Wi-Fi
– Bluetooth
– RFID
– EPVC

Interatividade
De modo geral as novas tecnologias estão associadas à interatividade e a quebra com o modelo comunicacional um-todos, em que a informação é transmitida de modo unidirecional, adotando o modelo todos-todos, em que aqueles que integram redes de conexão operacionalizadas por meio das TIC, fazem parte do envio e do recebimento das informações.
Neste sentido, muitas tecnologias são questionadas quanto a sua inclusão no conceito de novas tecnologias da informação e comunicação, ou meramente novos modelos de antigas tecnologias.
As novas tecnologias, relacionadas a uma revolução informacional, oferecem uma infra-estrutra comunicacional que permite a interação em rede de seus integrantes. Numa rede, no entanto, geralmente são descartados modelos em que haja uma produção unilateral das informações que serão somente repassadas aos outros terminais de acesso. Este modelo é considerado reativo e não interativo e aparece mesmo na internet, disponibilizados pelos conhecidos portais, e agências midiáticas que disponibilizam suas informações e serviços pela Internet tão somente. E também pode existir tecnologia de orientação nas estradas.

As novas tecnologias e a Comunicação
É difícil prever o impacto que terá nelas, embora já se possam antever alguns contornos como poe exemplo: • maior facilidade e rapidez de acesso à informação
• melhor coordenação de colaboradores dispersos geograficamente, por exemplo, integração e automatização dos processos de negócio a montante (fornecedores) e a jusante (clientes)
• incremento da possibilidade de participação dos colaboradores nas actividades de gestão dos seus superiores hierárquicos, etc.
As novas tecnologias parecem favorecer a tendência para as empresas terem fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao seu meio ambiente, a trabalharem cada vez mais “em rede” com outras empresas e, dentro delas, os seus colaboradores também trabalharem cada vez mais “em rede”.
As novas tecnologia de comunicação levam a educação a uma nova dimensão. Esta nova dimensão é a capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações que muitas vezes possuímos, organizar numa síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento.
Agilidade na questão de domínio do raciocínio lógico em grandes empresas com informações importantes para o crescimento da mesma.

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